Praticando Fisio

"Sua jornada na fisioterapia começa aqui"

Programa de Residência em Área Profissional da Saúde Multiprofissional

Postado em julho 18, 2018 por



USP abre inscrições para residência multiprofissional em saúde

Inscrições devem ser feitas de 23 de julho a 17 de agosto; prazo para solicitar isenção e redução de taxa vai até 20 de julho.

Não é de hoje que o sonho de grande parte dos estudantes de Fisioterapia é realizar a tão sonhada residência profissional multidisciplinar, ainda mais quando se trata de uma universidade tão renomada quanto a USP.

A hora do sonho virar realizade pode ser agora, a USP vai realizar o processo de seleção desses profissionais através da Fuvest, e as áreas de residência para a  Fisioterapia serão:

Fisioterapia Faculdade de Medicina (FM) (PR05) Programa de Residência Multiprofissional: Assistência Cardiorrespiratória InCor 1
(PR15) Programa de Residência Multiprofissional: Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar Área de Concentração: Saúde da Criança e do Adolescente Hospital Universitário (Butantã) 2
Área de Concentração: Saúde do Adulto e do Idoso 2
Área de Concentração: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde do Trabalho 2
(PR17) Programa de Residência Multiprofissional: Saúde do Idoso em Cuidados Paliativos Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (Pinheiros) 2
(PR14) Programa de Residência Multiprofissional: Prevenção e Terapêutica Cardiovascular InCor 2
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) (PR19) Programa de Residência Multiprofissional: Atenção Integral à Saúde Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto 2

Vejam abaixo os detalhes, além do edital da seleção.

De 23 de julho a 17 de agosto, a USP recebe inscrições para o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades uni e multiprofissional para o período letivo 2019-2021. As inscrições e a seleção serão realizadas pela Fuvest e os interessados poderão solicitar isenção e redução da taxa, no valor de R$ 265, entre os dias 16 e 20 de julho.

O programa é organizado por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu).

Poderão participar do programa os interessados, que concluíram ou venham a concluir até 1º de março de 2019, o bacharelado em um dos seguintes cursos de graduação: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física – Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Até o dia da matrícula, os candidatos deverão possuir a inscrição definitiva ou provisória no respectivo conselho regional de classe, sempre que for aplicável.

Seleção

O processo seletivo terá duas fases. A primeira será constituída de prova objetiva realizada nos municípios de Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo, no dia 2 de setembro. A segunda fase (realizada obrigatoriamente no município que sedia a primeira – ou única – opção do candidato) é composta por duas etapas: etapa 1 – prova dissertativa, em 30 de setembro, e a etapa 2 – análise curricular pela comissão do processo seletivo a partir dos documentos que deverão ser anexados no site de 17 a 28 de setembro.

A bibliografia para conhecimentos gerais e específicos a cada uma das áreas está disponível no edital.

Vagas

Serão oferecidas 209 bolsas e cada candidato poderá concorrer, em sua área profissional, a até dois programas ou áreas de concentração, com exceção de Medicina Veterinária, em que o candidato deve escolher somente uma opção de programa e área de concentração. A residência prevê ainda uma bolsa para os classificados no valor de R$ 3.330,43 e será custeada pelo Ministério da Saúde.

Os programas de residência da USP  têm carga horária total mínima de 5.760 horas, com atividades teóricas e práticas e devem ser cursados em regime de dedicação exclusiva, não sendo permitido desenvolver outras atividades profissionais no período de sua realização.

Informações Gerais: residencia.2019.informacoes.gerais

Edital: residencia.2019.edital

Isenção da taxa: COREMU2019.reducao.taxa_.inscricao

Fonte: Jornal USP – Elcio Silva/ Assessoria de Comunicação da PRCEU

Comentários